domingo, 10 de janeiro de 2016

03 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS


Lápis Colorido

Drica, Psicóloga da USP: ...

Concentração somente será possível se o ambiente de estudo colaborar também, no sentido de estar silencioso. Vários estudos comprovam de que estudar em locais onde o silêncio é quase absoluto, facilita muito a retenção rápida dos conteúdos que você está estudando.
Com qualquer tipo de barulho externo ao seu estudo, a necessidade de fazer várias leituras no mesmo parágrafo será evidente. Você terá um poder de entendimento bem reduzido com sons estranhos ao conteúdo estudado.


É possível aprender com barulhos ao nosso redor?
Calculando e Pensando

Claro que se aprende. O ser humano é fantástico e consegue se superar a cada dia, mostrando capacidades surpreendentes, criando estratégias vencedoras, colocando abaixo muitas teorias de programação neurolinguística em dúvida. Tem várias pessoas que gostam de estudar ouvindo música, por exemplo. Alguns educadores até mesmo indicam que o efeito da música sobre o estudo é benéfico.

Quer fazer o teste da melhor técnica de retenção do conhecimento?

Para tirar essa dúvida, entre estudar com música ou qualquer outro ambiente com efeitos sonoros ou não, é só fazer um teste. Selecione alguns textos que contenham uma mesma quantidade de parágrafos e sobre o mesmo tema, de preferência. Depois marque um mesmo horário, a cada dia, e tente estudar nesses diferentes ambientes. Pronto. Após completar esse teste, aguarde alguns dias, 4 ou 5, e escreva num papel tudo o que puder lembrar de cada texto escolhido. Depois compare com os originais e tire sua própria conclusão sobre a melhor técnica de retenção do conhecimento com qualidade.

A próxima Dica de Estudo, terá muito mais sentido e significado se você já tiver feito o teste sugerido acima.

Lápis Colorido  Apontados 2
Escrevendo e AprendendoXadrez TorneiosInclusive essa Dica de Estudo chama nossa atenção para o fato de que estudar em ambientes diferentes, com barulhos diversos, até funciona, mas podemos levar mais tempo para entender e reter os conteúdos, do que em uma situação de estudo, considerada mais adequada.
Como estamos “correndo contra o tempo”, para estudar o máximo possível e conseguir guardar essas informações com qualidade, é claro que devemos ter o ambiente mais propício possível. E nessa Dica de Estudo, o grande segredo é encontrar um ambiente de estudo com o maior silêncio possível, para ter uma concentração absoluta e manter o foco, naquele momento de estudar.
Minha experiência e minha condição de vida, mostrou que posso estudar com mais tranquilidade após às 23hrs, quando todos estão dormindo em casa, sem som, sem TV, celular no silencioso ou então na biblioteca Pública ou da Escola ou da Universidade. Já tive a oportunidade de morar perto de um imenso campo de futebol e usava o mesmo para estudar durante os horários em que não tinha ninguém. Caminhava em torno do campo, lendo em voz alta os conteúdos, como se tivesse explicando para alguém. Mas esse comentário será melhor desenvolvido em outro momento.

Vamos lá, então, à terceira Dica de Estudo!

Reler as Dicas de Estudos anteriores é importante e faz parte do método que estamos tentando aprender e entender, passo a passo, tudo no seu devido tempo, mas respeitando as datas das provas do ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS.
Ambiente de Estudo Adequado

Nenhum comentário:

Postar um comentário