quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

12 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS


PILHA DE LIVROS DICA 12

Sua casa pode ser uma bagunça...

Com todo o respeito, se referir a casa como “bagunça”, é na verdade uma força de expressão. Até porque o local de estudo, nem sempre é a nossa casa, pois uma biblioteca é um ambiente muito apropriado. Ou então um escritório, uma casa de praia ou o quartinho dos fundos.
O que realmente importa é pensar como se fosse apresentar uma peça de teatro.



Primeiro o palco tem que estar todo arrumado. Nenhum detalhe pode ser esquecido, pois vai atrapalhar alguma cena, durante a apresentação. Por exemplo, se o ator tem que conversar com o “copo”, naquele momento de descontração e angústia, mas o copo não está na mesa, onde deveria, conforme os ensaios. Pronto, esse pequeno desajuste poderá comprometer até mesmo o restante do espetáculo.

Vamos lá, então! Nosso local de estudo deve ser preparado com antecedência, bem organizado, com todo o material de que você vai precisar, durante o momento de concentração e aprendizagem.

Ter coisas espalhadas atrapalha a concentração...
DIVERSOS LÁPIS COLORIDOS DICA 12

Sem dúvida, qualquer material diferente daquele necessário, espalhado pela mesa, embaixo dela ou à volta dela, pode trazer a distração, que faz a gente perder minutos preciosos. No local de estudo, somente o que precisa naquele dia. O restante guarde, de forma a não tirar sua atenção.
DIVERSAS CANETAS COLORIDAS DICA 12

Mas, além da organização, precisa de silêncio também!

DIVERSOS LÁPIS DE COR DICA 12
PORTA LÁPIS E OUTROS MATERIAIS ESCOLARES DICA 12Na Dica de Estudo número 03, a psicóloga da USP, afirma categoricamente de que você vai levar uma hora para fazer um trabalho ou estudo, que poderia fazer em 20 minutos. Você levaria 3 vezes mais tempo para ter um rendimento satisfatório, por causa do barulho à sua volta. Alguns estudantes dizem que só estudam ouvindo música. É só fazer um teste. Selecione um texto de umas 6 páginas e estude metade com música ou qualquer outro som no ambiente, como a TV ou o celular notificando a cada minuto, e depois estude a outra metade do texto selecionado, no maior silêncio possível. Em seguida, pegue uma folha de papel, em branco, e comece a escrever tudo o que puder lembrar do texto de 6 páginas que você estudou. Pronto, agora compare a quantidade de informações e a partir, de então, você terá a convicção própria do que é melhor para sua vida de estudante.
DIVERSOS LÁPIS DE COR DICA 12

Lembra da Dica de Estudo número 11? Comenta justamente sobre desligar os eletrônicos, pois o silêncio é um grande parceiro da aprendizagem com qualidade. Mas para tirar qualquer dúvida, sobre o que é melhor para você, faça o teste sugerido no parágrafo anterior.
Finalizando, vamos reforçar, de que você deve rever as Dicas de Estudos anteriores, bem rápido, em poucos minutos, e depois ler a número 12, com atenção e refletir sobre ela. Você já segue ela em seus estudos ou não observou antes, como é o “palco dos seus estudos”? Para chegar na frente dos concorrentes, no ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS, cada detalhe deve ser organizado com responsabilidade.
Um abraço e até a próxima, Dica de Estudo!
DICA 12 LOCAL DE ESTUDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário