sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

17 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS

Dik17: Candidato Estudando Concentrado

Temos que ter PACIÊNCIA e tranquilidade para ESTUDAR...

Essas palavras podem até serem usadas com o mesmo significado. Mas a palavra “paciência”, entre os vários sinônimos que ela tem, a “calma” é exatamente o aspecto que devemos ressaltar aqui, enquanto que a “tranquilidade” com a conotação de “alívio”.
Calma e uma sensação de alívio, por estar cumprindo a tarefa, são estados emocionais importantes para estudar e memorizar.

Mais à frente tem uma Dica de Estudo que comenta o fato de uma pessoa estar ansiosa, com pressa, depois de uma briga ou discussão, se tentar estudar, vai levar mais tempo, para memorizar parte do conteúdo, do que levaria normalmente, se você estivesse num estado emocional adequado.


Dik17: Candidato Escrevendo Atentamente

e fixar o CONTEÚDO.

Logo acima comenta o fato de estudar e memorizar. O objetivo final daquela hora destinada ao estudo é justamente a memorização, a fixação do conteúdo. E esse é um dos problemas da maioria dos candidatos. Passam um bom tempo lendo um texto ou fazendo cálculos, mas depois fica com a sensação de não ter aprendido nada.
Dik17: Candidato Fixando O Conteúdo Da Prova

Cronograma de estudos é essencial...

Citar a necessidade de um cronograma de estudos, é outra Dica de Estudo, que complementa a primeira.
Ao separar todo o conteúdo, exigido pelo edital, precisamos dividir tudo nos dias que temos disponíveis até o dia da prova. Inclusive com previsão para os simulados e as revisões.
Dik17: Candidata Aprovada Comemorando
 Esse é o cronograma estudos, um planejamento do que você vai fazer a cada dia, sabendo que toda a programação de conteúdo será abordada durante a fase de preparação. Desta maneira, se cumprirmos o cronograma, nosso estado emocional ganha uma calma e alívio, por estar bem organizado.
Dik17: Candidato Vencedor Comemorando

para EVITAR o ACÚMULO de matérias.

O grande problema do acúmulo de conteúdo é que você só descobre em cima da hora. Ou seja, na véspera do dia “D”, você percebe que ainda tem muita coisa para estudar e o tempo é curto demais.
Pronto, vem a preocupação, a sensação de desorganização e a certeza de que não vai poder cumprir o estudo necessário e correto. A partir de então, aparece o desespero, aquela dúvida de conseguir a aprovação. Pois não terá mais tempo suficiente para estudar o que está faltando, além das revisões e simulados, fundamentais na reta final. Por isso, rever o cronograma de estudos, reler o edital com os conteúdos, refazer as continhas do tempo que falta para o dia da prova, é necessário fazer pelo menos uma vez por semana. Um planejamento sempre deve ser revisto periodicamente e refeito os ajustes necessários.
Dik17: Resolvendo Simulados E Marcando Tempo

Se você parar agora para refletir e ter consciência de que esses fatos poderão acontecer, deve tomar todas as providências, conforme essa Dica de Estudo alerta, e prevenir as possíveis falhas.
Lendo todas as Dicas de Estudos publicadas até agora, é fácil perceber a importância da preparação para estudar corretamente. O estudo possui técnicas diversas e cada pessoa tem a sua forma de entender um conteúdo. Por isso devemos se apossar de muitas técnicas, analisar cada uma, escolher aquelas que podem funcionar com você e ajudar a se preparar para fazer uma excelente prova, seja do ENEM ou CONCURSOS PÚBLICOS.
Um abraço e até a próxima, Dica de Estudo!


Dik17: Paciência E Tranquilidade Para Fixar Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário