Use CANETAS COLORIDAS...
As canetas coloridas já foram citadas anteriormente e agora vamos tentar deixar mais claro, como elas devem ser utilizadas em nosso estudo diário. Antes de começar a estudar, após selecionar o material necessário, você deve saber que vai grifar partes do texto que são chaves no entendimento do recado principal que ele quer passar.Portanto, se não pode riscar seu livro, apostila, ou seja, qual for a fonte de leitura, deverá, previamente, fazer cópias do material, para que na hora de estudar possa riscar, grifar, circular, pintar, sem problemas.
Canetas com cores distintas e até mesmo grifa textos são de grande utilidade nesse momento. Quando fazemos a primeira leitura em um texto, base de estudo, vamos ler tudo, do primeiro ao último parágrafo, concentrado e refletindo. Nessa primeira leitura, podemos usar uma caneta de cor verde, por exemplo, para grifar aquelas palavras, que não sabemos o significado, ou não temos certeza do que ela significa.Agora, de posse do dicionário, escrever em cima ou próximo da palavra o significado de cada palavra que houve dúvida ou desconhecimento do significado.
Feito isso, partimos para uma segunda leitura, com calma e sempre refletindo. Com caneta de outra cor, azul, por exemplo, passamos a circular as palavras chaves que nos ajudará, futuramente a lembrar e identificar a mensagem principal de cada parágrafo e daquele texto, como um todo.
Agora, partindo para a terceira leitura, é o momento de anotar num papel à parte, um resumo do que já entendeu e que seja necessário para dar sentido ao texto. Essa anotação deverá ser feita com caneta de outra cor, a preta, por exemplo.
Como observação, se for sua preferência, na hora de grifar ou circular as palavras, o grifa textos também ajuda muito e dá um destaque especial ao seu trabalho.
Como Manter o Foco no Mais Importante?
As anotações, se forem feitas com capricho e responsabilidade, se transformarão em um tipo de ficha, que numerada e guardada, será usada para as revisões futuras, importantes para uma completa memorização dos conteúdos. Essas fichas, conforme vão se acumulando, servirão para medir o seu esforço em atingir o objetivo maior e ainda uma rápida passagem de olhos por elas, permitem rever e focar no que é mais importante.Vale ressaltar que essas anotações devem ser caprichadas, caligrafia legível e num papel de boa qualidade.
Melhore sua Concentração!
Se o processo descrito acima for seguido, nossa concentração e atenção sobre o material de estudo vai se aprimorando a cada dia, a cada momento de estudo e assim, vamos subindo os degraus do sucesso, garantindo que teremos poder suficiente para fazer uma ótima prova do ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS.Essa sexta Dica de Estudo, está então reforçando e resumindo os aspectos citados no texto acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário