domingo, 6 de março de 2016

29 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS


Dik29: Candidata Preocupada Com A Prova

O GRANDE SEGREDO PARA CONSEGUIR UMA CONCENTRAÇÃO PERFEITA É ...

O grande segredo para conseguir uma concentração perfeita é o silêncio. Várias Dicas de Estudos anteriores comentam sobre esse aspecto. Imagine que nosso cérebro tem a capacidade de controlar algumas percepções simultaneamente, como olhar, ouvir, escrever. Além dessas atividades citadas, temos que considerar, ainda aquelas involuntárias, mas que precisam da atenção do cérebro, como a respiração, as batidas do coração, e outras.
Então, considerando esses fatores, quanto menos atividades o cérebro tiver que controlar na hora de estudar, mais capacidade de concentração e memorização teremos.

Música? Só em línguas que você não entenda.

E agora entra a observação sobre as músicas. É polêmico como a música pode ajudar ou não a um estudante para se preparar para uma prova difícil. Se o estudante se acostumou a estudar com som, no mínimo deve ser uma música instrumental, lenta, com acordes suaves e que não seja necessário ficar se preocupando o tempo todo em ficar trocando de música.
Dik29: Candidata Estudando Na Praça

Há profissionais que são favoráveis e até indicam a música clássica como ajuda e apoio ao estudante, durante a fase de preparação.

Na verdade, cada candidato deve fazer experiências e analisar qual seria a melhor forma de se concentrar.
Dik29: Estudar Pode Cansar Também

Pessoalmente escolho um horário, entre 23hrs e 3hrs da madrugada, para mergulhar naqueles projetos especiais que precisam de muita concentração. Nesse horário, normalmente, todos estão dormindo e posso contar com um silêncio quase absoluto. Assim, fico apenas focado na meta daquela madrugada. Tem dado muito certo essa estratégia, mas nem por isso recomendo a todos que façam do mesmo jeito. Repetindo, cada um deve encontrar a sua fórmula secreta para atingir o sucesso nos estudos.
Dik29: Candidata Estudando Na Praça 2

Não é proibido ESTUDAR com MÚSICA, mas isso faz com que você desvie à atenção para a letra...

No caso do candidato que sempre coloca música para estudar, fatalmente vai estar cantarolando a música se a ela for nacional. Você vai desviar a atenção várias vezes para se “concentrar” na música e na letra. A partir de então, acabou sua chance de ter sucesso naquele momento de estudo.
Dik29: Estudar Pode Cansar Também 2
Uma boa saída é se permitir ouvir alguns minutos de música nos intervalos de estudo ou após o estudo programado, se presentear com uma boa seleção musical, do seu gosto. Dessa maneira a música vai ajudar muito, pois você sabe que ouvirá as músicas, após cumprir o planejado para o estudo. Essa ideia de estipular um prêmio ao final de uma etapa cumprida com as obrigações de estudante, pode dar certo, mas depende da pessoa. Não pode ser uma regra geral.
Dik29: Candidato Estudando Muito

... DEMORE para APRENDER.

No caso de você continuar estudando:

  • com música,
  • TV ligada,
  • celular avisando dos torpedos,
  • cachorro latindo,
  • e por aí vai,
a aprendizagem pode acontecer sim. Mas com certeza vai demorar mais que o normal, para aprender e memorizar as informações estudadas. Se forem cálculos, as repetições terão que ser mais vezes e a memorização estará comprometida.
Dik29: Candidata Preocupada Com A Prova
Portanto, a escolha sempre será pessoal, mas devemos levar em conta qual o grau de comprometimento com a aprovação no ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS!
Um abraço e até a próxima, Dica de Estudo!
Dik29: Estudar Com Música Demora Aprender E Memorizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário