domingo, 21 de fevereiro de 2016

19 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS


Dik19: Dividindo As Matérias Em Partes Menores

“DIVIDA assuntos grandes em PARTES MENORES...

Quando se deparamos com um capítulo da disciplina de Biologia, por exemplo, sobre a citologia. Se o referido capítulo tiver 12 páginas e você vai disponibilizar 5 dias para estudar esse conteúdo, então, uma simples divisão mostra que você deve ler 3 páginas por dia e mais um dia para a revisão e resolução de questões, (simulado).
Vamos considerar ainda, que esse estudo de Biologia é apenas uma das disciplinas, entre mais 4 ou 5 que você estudar por dia. Portanto, dividir em partes menores um assunto de muitas páginas, é uma técnica adequada e indicada por muitos especialistas da pedagogia.

... que você consiga concluir de uma vez.

Dik19: Respeitando O Tempo Concentrado
 Para reforçar, ao fazer a divisão do conteúdo todo em partes menores, você precisa garantir que o tempo será suficiente para concluir cada etapa, com uma margem de segurança e tranquilidade. Evitar o exagero em relação a quantidade de páginas para estudar, pois se você não consegue concluir, pode criar uma tensão emocional prejudicial. Nesse caso, ao perceber que seu primeiro planejamento não está funcionando, vamos rever e reprogramar tudo.

Estudar assunto grande, te deixa ansioso...

 Dik19: Concentração Total Sempre
Considerando os melhores lugares do mundo para se visitar, Machu Pitchu, no Peru, guarda muitos mistérios, que atarem turistas de todo lugar do planeta.

Uma visita Ilustre:

Dik19: Concentração Total Sempre 02
 Nosso grande e estimado escritor, Paulo Coelho, considera que sua vida era uma antes dessa visita, a Machu Pitchu, e depois se transformou em outra melhor ainda. Tem uma caminhada até o “coração dos mistérios”, que leva alguns dias. Muitos ficam doentes, machucam o pé, e todo tipo de desculpas, para desistir da caminhada.
Mas para Paulo Coelho, que conseguiu chegar ao destino final, ele percebeu que durante todo o percurso, tinham algumas bandeiras sinalizando etapas cumpridas. O que ele fez foi se dedicar a cumprir cada etapa por vez, com calma e planejamento. A cada bandeira ele analisava o quanto já caminhou e quanto faltava ainda para vencer o desafio.
Muitas situações adversas ocorreram durante a caminhada, que fez ele refletir e redesenhar todas as estratégias para chegar no topo.
Dik19: Estudo Em Grupo Ajuda Muito
 Persistência e muita motivação, fez com que ele vencesse todas as barreiras e como numa prova do ENEM e Concurso Público, foi um campeão!
O segredo dessa visita a Machu Pitchu, não foi a chegada na vila, mas a aprendizagem para o resto de sua vida foi durante a caminhada.
Enfim, esse exemplo, nos mostra, que para atingir um objetivo maior, precisamos:
  • vencer etapas menores;
  • de forma sistematizada;
  • planejada.

... e incapaz de MANTER CONCENTRAÇÃO”.

Dik19: Estudando Por Etapas E Anotando Sempre 02

  Esse aspecto da concentração é o maior problema durante aquele tempo destinado ao estudo. São muitos fatores que atrapalham a concentração e consequentemente a memorização.

Texto Longo: 

Dik19: Estudando Por Etapas E Anotando Sempre




Justamente um texto muito longo ou conteúdo com elevado número de páginas, vai nos levar a uma preocupação se consegue ou não vencer a tarefa, e assim se torna um problema, tirando a concentração com certeza.





 Então, vamos nos concentrar no ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS, cujos conteúdos exigidos no edital são bem elevados. Portanto, dividir tudo em etapas diárias para vencer essa caminhada!
Um abraço e até a próxima, Dica de Estudo!
Dik19: Estudando Por Etapas Mantém A Concentração Sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário