sexta-feira, 4 de março de 2016

28 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS

Dik28: Candidato Escrevendo Em Aula

O ser humano só consegue se manter concentrado naquilo que lhe chama a atenção.

Você já percebeu que numa equipe de professores, da sua turma, por exemplo, tem aqueles que são mais queridos ou mais respeitados ou mais temidos, etc. O conjunto de características de cada pessoa, neste caso, do professor, determina a qualidade do ensino proposto em determinada turma. Porque?

O bom comunicador, sempre inicia seu trabalho com um “chamariz” que possa atingir pelo menos a maior parte da turma.

Consciente ou não:

  • o professor,
  • o líder,
  • o chefe,
Dik28: Candidatos Concentrados Em Sala
Enfim, sabem muito bem de que um ser humano, somente consegue produzir, se estiver totalmente concentrado, focado, motivado para fazer um bom trabalho.

Primeiramente é necessário, seja de qualquer forma:

  • chamar a atenção do nosso próprio consciente de forma efetiva,
  • para então, se manter concentrado,
  • e conseguirmos o resultado planejado.
Dik28: Candidata Estudando Muito
 Mas é importante saber, que essa “atenção” voltado ao próprio cérebro, tem que ser positiva, ou seja, tentar se motivar forçando, porque alguém pediu ou pior ainda, se engabelando, não vai dar resultados.
A maioria dos professores, em sala de aula, ainda tentam conseguir que a aprendizagem se efetive através de imposição, como as notas de provas para ser aprovado, presenças em sala para não ser eliminado, chamar os pais para repassar as dificuldades, etc...
Dik28: Estudo Em Grupo É Importante 2
Atualmente, assim não funciona mais, em nenhuma faixa etária. O que vale é o diálogo, os argumentos, as vantagens, de se estudar seriamente e com propósito. Quando as razões, para se entrar de cabeça num projeto de estudo, são bem assimilados conscientemente por nós, as demais etapas do processo devem acontecer de maneira mais natural e prazerosa.
Inclusive, o processo de memorização deve acontecer, bem mais rápido, a partir dessa motivação prévia.
Dik28: Candidatos Estudando Em Grupo Ao Ar Livre

Se determinado assunto for sem graça ou mesmo monótono, a tendência é não se concentrar, desviar a atenção.

Reforçando as palavras acima, no caso de um professor entrar em sala e começar sua aula, perceber que alguns alunos começam a conversar, pedir para sair, olhar celular, folhear livros ou cadernos, estar olhando para baixo, enfim, são sinais de que o assunto está sem graça ou mesmo monótono.
Se o professor não perceber essas situações que denotam falta de atenção da grande maioria dos alunos, ele estará simplesmente perdendo seu tempo e o tempo dos alunos.

Dik28: Candidata Descansando Os Olhos Um Pouco
Para encerrar esse ponto, vale uma analogia com o caso de uma aluna de um curso de informática, que após 6 meses de curso, mal tinha concluído o primeiro módulo, do total de 8. Chegou a desistir do curso por uns 2 meses, aproximadamente. Um belo dia, aparece de volta na escola e pede para se matricular novamente. Após essa atitude, em um mês já tinha cncluído3 módulos, assistindo aulas todos os dias e praticando mais ainda no contra turno. Ela recebeu a proposta de trabalho de uma empresa de grande porte, onde preenchia todos os requisitos e ia se dar muito bem, pois o salário e as vantagens adicionais eram excelentes. Mudaria de vida, com esse emprego. Sua única restrição era a prática no computador. Como teria um prazo de 2 meses para se apresentar e mostrar as competências, pronto, estava então a motivação que ela precisava para se dedicar ao curso intensamente.
É assim que funciona nossa vida, nossos projetos e nosso sucesso, sempre o foco é a partir de um incentivo de cunho pessoal.
Dik28: Candidata Preocupada Com A Prova
A intensidade desses incentivos é diretamente proporcional ao esforço que fazemos para concluir os projetos.
E deve ser um grande incentivo, pois um projeto ousado e exigente om passar no ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS, demanda tempo e esforço.

Dik28: Fazendo Simulados Para Aprender
Como diz o senhor Miyagi:
O sucesso está um pouco mais além de onde as pessoas costumam desistir.
Um abraço e até a próxima, Dica de Estudo!
Dik28: Manter Concentração É Importante

Nenhum comentário:

Postar um comentário