domingo, 31 de janeiro de 2016

10 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS

Lápis Colorido  Apontado 10

Falta de sono é prejudicial à saúde...

Existem momentos em nossa vida, em que não podemos dormir na hora certa, na quantidade certa e com o conforto adequado que um bom repouso merece. Por exemplo, quando viajamos de avião, algumas vezes o horário dos voos é de madrugada, provocando um desiquilíbrio em nosso relógio biológico. Mas desde que esses desajustes ocorram eventualmente, tudo bem.

Material Escolar Preparado 10d
No caso de estarmos se preparando para uma prova exigente, como é o ENEM ou Concurso Público, a rotina do sono é fundamental para podermos recarregar as “baterias” e ganharmos novas energias. A falta ou diminuição do tempo destinado ao sono, será prejudicial ao organismo e vai comprometer o desenvolvimento de um estudo de qualidade e correto.
Livros E Lápis 10

Perda de Memória...

Vamos refletir um pouco: O ganho do poder de memorização é o que mais procuramos desenvolver até esse momento e de repente descobrimos que podemos perder a capacidade de reter os conhecimentos, porque nosso cérebro, bem como o organismo, está debilitado, por falta de dormir. Esse aspecto é suficiente para valorizar uma rotina de sono, diária e adequada, promovendo o descanso e restabelecendo as energias e forças para continuar a caminhada de estudos com motivação e interesse.

Redução da Capacidade de Planejar e Executar... 

Material Escolar E Globo 10
Radicalizando o próximo comentário, uma boa parte dos acidentes de trânsito ocorrem pela redução da capacidade, dos motoristas, tomarem decisões em curto espaço de tempo. Essa falta de reação adequada em momentos de gravidade maior, se deve à condição reduzida de planejamento e execução de uma ação, por falta de dormir ou dormir “mal”. No nosso caso, o mesmo fenômeno atrapalha os planos, pois ao deixar de descansar adequadamente, o estudo se torna cansativo, desinteressante e sem rendimento. Um bom estudo exige grande capacidade de Planejar e Executar, virtudes essas, promovidas por uma, boa noite de sono.

Desatenção e dificuldade de concentração”.

Livros Coloridos 10a
Se ainda não estivermos convencidos do poder que o sono tem de nos motivar para o estudo, vamos considerar a falta de atenção provocada por uma noite mal dormida. Detalhes importantes na leitura de um texto ou ao assistir um vídeo, que facilmente seriam assimilados, se nosso organismo estiver descansado, agora vai fazer falta. As anotações que devemos fazer, durante o estudo, ficará deficiente e até mesmo ausente, prejudicando as etapas seguintes, até mesmo no dia da prova.
Se a desatenção já causa transtornos no momento de estudar, ainda vem a dificuldade de concentração, pela falta de dormir o tempo certo.

Todo o esforço feito até aqui, para aprender a se concentrar, agora será desfeito pela deficiência do descanso correto.
Se você rever esse texto, pode perceber que será um ciclo de problemas, ganhos pela falta de dormir.
Material Escolar Preparado 10b
Um problema leva ao outro, um motivando o outro: perda de memória porque não tem atenção. Não consegue se concentrar, pela falta de poder planejar. E assim, você pode combinar esses efeitos nocivos, provocando um perfeito desiquilíbrio nos planos de um estudo eficiente, colocando em risco o sucesso na hora da prova. A Décima Dica de Estudo, é na verdade um cuidado maior que devemos ter, para não comprometer o projeto principal, de conseguir o melhor resultado nas provas do ENEM ou CONCURSOS PÚBLICOS.
Dormir Bem Bom Para Memória 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário