domingo, 14 de fevereiro de 2016

14 – Dicas de Estudos – ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS


Dik14 Aula Interativa

É opinião de vários professores, que a melhor maneira de APRENDER uma matéria é ENSINÁ-LA aos outros.

Os bons professores, de maneira geral, chegam à frente de seus alunos e passam grandes quantidades de informações, sem utilizar algum meio como apoio, sejam livros, apontamentos ou material digital. Acontece assim, porque vários truques de memorização são praticados pelos professores, muitas vezes até mesmo inconsciente.

Por exemplo, a repetição de informações, ocorre quando o professor passa a mesma informação de sala em sala, dia após dia, ano após ano. Essa técnica faz com que ele tenha na mente os conhecimentos gravados.Outra técnica são as palavras chaves que fazer lembrar somente o essencial de cada conteúdo. Algumas vezes o professor faz uso de um apoio, apenas com as palavras mais significativas do conteúdo ou “frases de efeito”, ensinando alguns macetes, para gravar a matéria.
Um exemplo de “frases de efeito”, que aprendi há anos, no ensino médio, serviu para gravar a evolução dos seres vivos, conforme a complexidade da estrutura biológica:

Dik14 Aula e Concentração Total

“ O professor pousou com plumas assanhadas, andando arrumou movimentos escandalosos com o corpo”.
Dik14 Fazendo Prova Concentrados
Essa frase era polêmica e engraçada, na época, sendo, portanto, de fácil memorização. As 2 ou 3 letras iniciais fazia lembrar rapidamente da sequência da evolução dos seres vivos, na ordem: protozoários, poríferos, platelmintes, asquelmintes, anelídeos, artrópodos, moluscos, cnidários e cordatos.
Mas, voltando ao ponto principal, se você tiver oportunidades de explicar a matéria para alguém ou para algum grupo, vai observar como podemos gravar facilmente uma boa quantidade de informações. É tudo uma questão de treino. Nas primeiras vezes, você pode se sair razoável, mas como tempo vai se aprimorando. Aproveite as oportunidades para “dar uma aula”, quando puder. Essa técnica vai lhe trazer uma boa economia de tempo para memorizar os conteúdos.
Dik14 Estudo em Grupo Organizado
Aquele compromisso em passar o conteúdo de forma agradável, de fácil assimilação e o que realmente interessa, vai lhe ajudar a caminhar com mais motivação e interesse rumo a sua aprovação, tão esperada e sonhada.

Comprove, estudando em grupo, AJUDANDO os colegas”.

Faça um teste e vai observar como aprendemos muito mais e com facilidade, ao tentar passar a informação aos outros, verbalmente. Vale destacar que você ainda vai colaborar com seus amigos, ajudando eles a aprender e entender os conteúdos.
Dik14 Estudo e Concentração Total
Você pode convidar um grupo que está se preparando como você, e combinar que cada um vai explicar um capítulo, ou parte da matéria. Cada um se prepara da melhor maneira e marquem um dia e local, para que cada um ministre sua aula. Além da descontração que esses momentos podem trazer, vai fortalecer o objetivo de cada um e todos vão ganhar muito tempo ao avançarem bastante nos conteúdos.
É comum nesses momentos, algumas discussões, sobre o conteúdo. Basta consultar o texto base e tirar as dúvidas com embasamento e pronto, mais conhecimento que ficará gravado, pelo menos até o dia da sua prova.
Será fácil construir um grupo de estudos, com a conotação acima desenhada, pois atualmente são muitos os interessados em se preparar com organização e responsabilidade para as provas do ENEM e CONCURSOS PÚBLICOS
Um abraço e até a próxima, Dica de Estudo!
Dik14 Estudo em Grupo com os Colegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário